9 de maio de 2010

Igreja quer indenização do filme que destruiu o Cristo Redentor

Cristo prestes a esmagar centenas de pessoas

Lançado no ano passado, o filme 2012, do diretor Roland Emmerich, mostra um tsunami destroçando alguns conhecidos monumentos, entre os quais o Cristo Redentor.

Agora, a arquidiocese do Rio reivindica da Columbia Pictures, a produtora do filme, uma indenização pelo uso de imagem do Cristo, além da apresentação formal de desculpas.

Claudine Dura, diretora jurídica da arquidiocese, informou estar negociando há um mês com a Columbia. “Se não houver entendimento, vamos entrar com uma ação judicial”, ameaçou.

A arquidiocese ainda não divulgou quanto quer receber pela "encenação" do filho de Deus no filme.

O Cristo Redentor, monumento de concreto de 38 metros, é patrimônio público, mas os direitos pela exploração da imagem dele pertencem à igreja católica.

A advogada disse que, antes da filmagem, a arquidiocese se negou a dar autorização pelo uso do Cristo, para evitar o que, segundo ela, acabou ocorrendo: “uma interpretação negativa” da imagem.

É de supor, portanto, que se tivesse havido uma “interpretação positiva” – por exemplo: se o tsunami tivesse sido milagrosamente contido pelo poder do Cristo ao chegar no Rio, estaria tudo bem para a igreja católica.

A arquidiocese não se manifestou sobre as milhares de pessoas que morrem no filme. Aliás, isso é o que menos importa para a igreja, pois não poderão cobrar cachê sobre a morte dos figurantes.

Fonte: E-Paulopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário