18 de junho de 2010

Igreja de Brasília é proibida de tocar sinos por causa do barulho infernal


O Ibram (Instituto Brasília Ambiental) proibiu a igreja São Pedro de Alcântara de tocar os sinos por excesso de barulho. A paróquia responsável pela igreja foi autuada por infração à Lei Ambiental.

O instituto foi acionado por um morador que não aguentava mais o barulho. Ficou constatado estar o som acima dos 50 decibéis do limite permitido em áreas residenciais.

A igreja tem até junho para adequar os sinos à lei. O padre Givanildo Santos vai tentar convencer as autoridades sobre a importância dos sinos para o bairro.

O jornal O Globo relata que Larissa Gadelha, do grupo jovem da paróquia, reagiu à decisão com o argumento de que os sinos são um símbolo da liberdade de religião garantida pela Constituição. “Não é possível que os sinos incomodem alguém.”

O que a cabeçuda não entende é que ninguém impede que religiosos toquem seus sinos, desde que não obriguem os outros a escutá-los também.

Liberdade de religião é poder tocar o sino quantas vezes quiser para si próprio. Respeito à lei, e educação mínima, é não deixar o som sair um milímetro da igreja para incomodar os vizinhos.

Isso vale também para pregações de igrejas crentes, quermesses católicas, bandas e fanfarras religiosas. Quem não respeita o próximo e incomoda as outras pessoas não vai para o céu e acaba queimando no inferno.

O correto seria aprovarem uma lei nacional obrigando toda igreja a instalar um isolamento acústico caso produza qualquer tipo de som que possa ser ouvido da calçada do lado de fora. Isso sim seria respeito e cidadania.

Fonte: E-Paulopes

Um comentário:

  1. Dê a Cesar o que é de Cesar e Dê a DEUS o que é de DEUS, então concordo com o IBRAM, pois vivemos num estado LAICO.

    Então existe restrinções para Igrejas Evangélicas e Espiritas e para dodoca da Igreja Católica não.

    E a LEI DO SILÊNCIO, então ninguem vai mais respeitar?

    ResponderExcluir