6 de abril de 2010

Mãe se acorrenta à Igreja Universal para tentar salvar seu filho da lavagem cerebral

Mãe tentando desesperadamente salvar seu filho da igreja

A pensionista Sueli Ferreira de Moura, 42, tomou uma atitude extrema, inusitada, em Campo Grande: ela se prendeu a uma corrente em frente ao templo da IURD (Igreja Universal do Reino de Deus), um palacete construído na Avenida Mato Grosso, uma das vias mais importantes e antigas da cidade.

E o motivo? “Essa igreja enlouqueceu o meu filho e a população dessa cidade precisa saber disso”, é a justificativa da mulher.

Sueli disse que o filho atua como “obreiro voluntário” da IURD desde maio de 2008 e que, desde então, o adolescente, segundo ela, virou uma “espécie de escravo” da comunidade religiosa.

“Fizeram uma lavagem cerebral no guri. Ele deixou o trabalho por dizer que seu compromisso é com a igreja. Arranjou problemas na escola por conta da igreja, um inferno virou nossas vidas”, protestou.

Ela afirmou que em novembro do ano passado, por não admitir mais a influência sofrida pelo adolescente, ela invadiu o templo da igreja, num dia de culto, assistido por ao menos uma centena de pessoas.

O resultado da “atitude desesperada”, segundo a mulher: um boletim de ocorrência na polícia por crime de perturbação e agressão. “É, eu estou fichada agora por tentar proteger o meu filho”, disse ela.

Sueli disse que tentava falar com um pastor da igreja que teria dito ao filho que ele precisaria emancipar-se [tornar-se responsável pelos atos] da família porque viraria pastor logo.

A mãe quis saber na igreja se era verdade o dito pelo rapaz. “O pastor não quis conversar comigo. Eu ia lá [templo da IURD] e nada de diálogo. Resolvi, então, conversar com ele durante o culto, sabia que naquele dia o encontraria. Foi o que fiz, mas fui dominada antes de se aproximar do local”.

Esse episódio está registrado em boletim de ocorrência policial. Sueli disse ter sido dominada por um homem que identificou-se como delegado da Polícia Civil. “Ele apertou o meu braço e revistou-me apalpando meu corpo todo”.

A mulher contou também que dali do templo foi levada num camburão da Polícia Militar para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento ao Cidadão), onde lá ficou sabendo que o homem que se apresentou como delegado na realidade era o major Haroldo Luiz Estevão, membro da igreja.

A mulher disse ter ficado detida na delegacia e contra ela a Polícia Civil abriu um inquérito por crime de perturbação de sossego. Ela levou o caso à Corregedoria da PM, que apura o caso.

Sueli disse que veio de Recife (PE) em 2007 e, desde então mora em Campo Grande com os três filhos, hoje com 10, 17 e 22 anos de idade. Os dois mais velhos ingressaram na igreja assim que vieram para cá.

Ela disse que o filho maior deixou a igreja tão logo soube que teria de dividir parte do dinheiro com a igreja. O filho do meio, à época com 14 anos de idade, disse a mãe, “foi seduzido pela igreja”.

Na metade de 2008, Sueli conta que o rapaz apareceu em casa com um saco cheio de caramelos que teriam sido adquiridos por uma “obreira” da igreja. O menino disse que venderia as balas nas ruas centrais de Campo Grande, nos semáforos.

Sueli achou que o menino seria recompensado financeiramente, mas não foi isso que aconteceu. “Todo o dinheiro era entregue à igreja”, disse a pensionista.

Entre outubro e novembro daquele ano, o adolescente conseguiu um emprego numa farmácia, mas saiu de lá três meses depois por influência da igreja, segundo a mãe. “Meu filho disse que o compromisso dele era com a igreja e que o trabalho atrapalhava suas missões”.

O rapaz voltou a vender balas e a entregar o dinheiro arrecadado à igreja, segundo apurou a mãe.

Sueli disse que o filho, obreiro voluntário da Universal, estudava até o ano passado na Escola Estadual Luiza Vidal Borges Daniel, no conjunto Buriti e, por problemas supostamente gerados pela igreja, o adolescente teve de ser transferido para a Escola Joaquim Murtinho, centro da cidade.

Sueli disse que era convocada pela diretora da escola Luiza Vidal “quase todos os dias”. Cursando o 9º ano em tempo integral, certa vez, segundo a mãe, o adolescente foi chamado à atenção porque tentou impedir os colegas de assistirem um filme posto pela professora da turma.

O rapaz mexeu no DVD e quis convencer os colegas a assistirem a um documentário que falava sobre o bispo Edir Macedo, que fundou a Universal em 1977, 33 anos atrás. Nesse dia, ele foi parar na secretaria.

Numa outra ocasião, o adolescente pediu a chave de uma sala para a direção da escola, que negou. Passado alguns dias, o rapaz conseguiu pegar a chave sem que os professores vissem e se trancou com colegas numa sala que estava vazia. Lá, segundo a mãe, os meninos começaram a gritar o nome de Jesus e isso atraiu a atenção dos diretores e alunos.

O adolescente foi aconselhado a sair de lá, mas o menino teria dito que não e que a recusa de deixar eles ficarem ali seria “coisa do demônio”. Por conta desse episódio mãe e filho foram parar no Conselho Tutelar.

Mesmo prometendo à mãe que não trataria mais com assuntos ligados à religião, o adolescente retomou suas investidas religiosas na escola, tentando atrair a atenção de outros colegas. Sueli disse que o pai de um aluno cujas ideias do filho o seduziram foi à escola ameaçar de morte o adolescente.

Sueli, então, transferiu o filho para a Escola Joaquim Murtinho, no período da noite. A promessa do menino era a de que se ele estudasse à noite poderia arranjar um emprego. Ocorre que, segundo a mãe, o rapaz faltava às aulas para exercer atividades ligadas à igreja. Sueli voltou a matricular o filho no período do dia.

Entre o fim de 2008 e início de 2009, o garoto, segundo Sueli, trabalhou por três meses numa farmácia da Capital. Mas, ainda conforme ela, por influência da igreja, o rapaz deixou o emprego porque estaria “sem tempo” para dedicar-se a missão religiosa. O ganho com a rescisão trabalhista foi todo para a igreja.

Sueli disse ainda que nos últimos meses o filho pega as roupas novas e as distribui na rua por conta do legado religioso. “Ninguém daqui de casa confia mais nele, ele carrega tudo e doa principalmente para os projetos da igreja”, disse Sueli.

A pensionista disse ainda que confiscou uma caderneta guardada pelo filho, onde aparece somas de dinheiro gastas com os projetos da igreja. “Meu filho arrecada dinheiro para pagar até ônibus fretado para carregar gente interessada em assistir cultos na igreja, isso é um absurdo”, afirmou.

Hoje pela manhã, segundo Sueli, o filho vendia salgados junto com uma fiél da igreja, a quem chama de "obreira". E o dinheiro arrecadado, disse ela, deve ser entrega aos pastores da Universal.

56 comentários:

  1. essa mulher é louca ela não sabe o que faz, cada um é responsável pelos seus atos, a verdade é que tem muitos famíliáres que sofrem muito mais por terem seus fihos no meio do crime e do tráfico, o jovem está mais do que serto os tempos não está de brincadeira........ se ele é de maior o que ele faz ou deixa de fazer é consequencia dele mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo retardado... Ela não é louca, ela é MÃE, e percebe o que esta acontecendo com o filho.
      Ela não é responsável pelos seus atos pois é MENOR de idade!

      Certo se escreve com C.
      Sai de igreja e volta para a escola... Haaa você também deve ter cabulado aulas para ir na laagem cerebral do macedinho!!

      Excluir
    2. Louco é vc que ainda defende essa rede de capitalismo em nome de um deus. essa palhaçada tem que ser extinta da face da terra...

      Excluir
    3. mas o filho dessa mulher está se comportando praticamente da mesma maneira que um viciado em drogas.

      Excluir
    4. Para de dar dinheiro para o pastor e vai estudar! O correto é "certo" em vez de serto! E pelo amor de deus ele não é de maior... Ele é maior de idade... É um absurdo a igreja atrapalhar os esutdos do menino! E nem vou comentar do dizimo que é praticamente a mesma coisa que assaltar quem não tem dinheiro nem para sua própria subsistência!!!

      Excluir
    5. Não sei oq é pior, as drogas ou essa maldita igreja,as duas tem efeitos bem parecidos, mas acho que livrar das drogas é mais fácil. religião e drogas são coisas com as quais devemos ter cuidado, são altamente prejudiciais.

      Excluir
  2. Louca? Por que isso? Ela é mãe e está defendendo o filho de lavagem cerebral que muitas dessas igrejas fazem nos fracos. Você também é um fraco? Se liga, rapaz!!

    ResponderExcluir
  3. Já frequentei a IURD. Eles aproveitam das fraquezas humanas, dos problemas da vida cotidiana, e fazem uma verdadeira lavagem cerebral na vida das pessoas, prometendo o paraíso na terra. As bençãos são compradas, e custam caro, através dos dízimos, das ofertas e das campanhas. Como as pessoas estão desesperadas, elas se submetem na esperança de encontrar a solução de seus problemas e a prosperidade e suas vidas. Ainda bem que eu acordei, e me dei conta da farsa e da mentira que é essa igreja!

    ResponderExcluir
  4. As pessoas não sabem resolver seus próprios problemas e acham que sempre tem que ter alguém (Deus/Jesus)tem que resolver por eles. Ficam doentes ou com alguma enfermidade e nunca agradecem o médico que os curou dizendo que foi Deus. Bando de gente fraca, cambada de otário, tem que sofrer mesmo pra largar de ser besta, ficar na miséria sem ter o que comer e o que arrumar em vez de comer e dar aos filhos doa a igreja e morrer de fome. As pessoas nascem e vivem uma vida fazendo coisas absurdas pensando no que vão ganhar em outra vida. O melhor seria viver a vida fazendo o bem, com essas doaçoes que vocês dão tanto pra igreja, ajudem ao próximo. Não duvído que se uma pessoa passar dizendo que está com fome esses fanáticos em vez de alimentar a pessoa, dizer que não pode, pra poder dar dinheiro pra igreja. Isso seria uma coisa divina merecedora de um lugar no paraíso que muitos tanto prezam e não dar pra um lugar que fica cada vez mais rico às custas de pessoas que não param nem um pouco pra pensar naquilo que estão fazendo. Deus e Jesus não precisam de dinheiro para nada, dinheiro nada mais é do que um pedaço de papel que representa um valor para a HUMANIDADE e não para Deus ou seu filho Jesus. Pensem nisso e perceberam que os bens que vocês suam pra conseguir, estão sendo dado para os homens e não para Deus ou Jesus, estão indo pra conta de alguém ou vocês acham que Deus tem conta em algum banco pra ser depositado pelas igrejas?

    ResponderExcluir
  5. Eu faria era pior, jogaria uma bomba nessa igreja.

    ResponderExcluir
  6. Loucura é encarar o que essas igrejas fazem com as pessoa como normal.
    Lavagem cerebral, manipulação, demagogia, hipocrisia.

    ResponderExcluir
  7. O pior é uma pessoa que nem leu o texto e vem opinar, como é o caso do primeiro cidadão, ao mencionar que "o rapaz é maior de idade". Como o texto revela, o pastor está tentando persuadir o jovem a conseguir a emancipação; ou seja, ele é menor. E, sinceramente, religião é abster-se de racionalidade. Desejo sabedoria e paciência para essa mãe desesperada que, tao subitamente, perdeu seu filho para o crime organizado.

    ResponderExcluir
  8. Esse pessoal da IURD são ladrões e deveriam ir para a CADEIA! Essa história de se aproveitar de fraquezas dos mais pobres e menos instruídos é velha, a Igreja Católica fez isso no século XIII. Idiota é quem cai nessa depois de tannnto tempo!

    ResponderExcluir
  9. loka não, ela ta certa ... essas igrejas fazem absurdos com as pessoas...
    Deve - se ter uma crença sim ... mas nada de deixar sua vida por isso, andar num caminho q leva ao bem td bem, mas a igreja não vai lhe dar educação para tirar o sustento de sua família ... não eh novidade vermos absurdos sobre a IURD... direto saem materias a respeito... smk

    ResponderExcluir
  10. É eu também fui arrastada pra IURD por familiares, mas por sorte cai fora de lá! hoje tenho que ver minha família se abster de viver e ainda dar dinheiro na igreja e ficar quieta. se falo alguma coisa é por que sou uma maldita atéa que vai queimar no inferno!
    Infelizmente sou obrigada a ver essas pessoas abusando dessa "cegueira" de outras pessoas e tornando-as escravas. Tomara que essa mãe consiga livrar o filho dela!

    ResponderExcluir
  11. A IURD, como já foi dito, aproveita-se das fraquezas humanas, e explora tais fraquezas ao ponto de exercer uma verdadeira manipulação nas pessoas. As mais fracas, que não tem uma estrutura mental muito sólida, esmorecem logo. Essas são consideradas alvo em potencial pela igreja. Essa teologia da prosperidade, é a forma mais fina e rentável de se acumular capital, usando a religião como veículo responsável.

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não tenho filhos, mas se fosse um filho meu que chegasse a essa situação, eu acho que ficaria tão desesperado quanto ela.
    Esse homem tem que entender que qualquer religião precisa ser acompanhada de bom senso.

    ResponderExcluir
  13. Igreja lixo, a mãe tá certinha.. ta protegendo o filho e tentando livrar ele dessa praga de igreja.

    ResponderExcluir
  14. “Religião é um insulto à dignidade humana. Com ou sem religião teríamos pessoas boas fazendo o bem e pessoas más fazendo mal. Mas para que pessoas boas façam o mal é necessária a religião.”

    Steven Weinberg, físico, ganhador do prêmio Nobel em Física 1979

    Edir Maceo, o lide máximo da IURD, responde ao ministério público federal por falsidade ideológica, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e estelionato. me pergunto por que o ministério público ainda não fechou a IURD, usada como fachada por Edir Macedo para cometer todos esses crimes.

    ResponderExcluir
  15. Coitado desse jovem! Conheço muitos que caíram nessa ladaínha
    E quem achar que a universal não é ladainha, da olhadinha nesse video aki:

    http://www.youtube.com/watch?v=wMx1SzF1kb4&feature=related

    ResponderExcluir
  16. isso se chama TRABALHO ESCRAVO


    smk

    ResponderExcluir
  17. Aposto que muito evangélico vai vir reclamar aqui, afirmando que o menino está sendo 'salvo' e que 'cada um é responsável pelos seus atos'. Só que eu tenho certeza também que se fosse ao contrário, se fosse o filho de um evangélico afirmando que é ateu e que não quer assuntos ligados a religião, o garoto seria crucificado, esse 'livre arbítrio' de 'ser responsável pelos seus atos' seria totalmente anulado e se duvidarem acorrentariam a o garoto na igreja pra mudar de opinião. O problema desses seguidores da IURD é acharem que são superiores e que possuem a razão em tudo, usando 'Deus' como desculpa para praticarem qualquer ato, por mais imoral (no caso, até ESCRAVIDÃO) que seja. Defendo totalmente essa mãe e faria o mesmo pelo meu filho se eu visse ele 'viciado' por uma 'droga' tão absurda e manipuladora como essa igreja é.

    ResponderExcluir
  18. Fe cega : destruindo vidas e familias desde que o mundo é habitado por humanos racionais

    ResponderExcluir
  19. É o triste resultado de uma equação simples. Uma mente frágil - uma mente forte = uma mente dominada pela mente forte. A universal tem um discurso sedutor, uma língua de prata poderosa que atraí as pessoas mais fracas e as suga para praticamente todo o sempre. O que essa mãe faz é algo desesperado, e infelizmente infrutífero, a verdade é que o que já foi o filho dela se foi, foi perdido para a IURD e sua lavagem cerebral, adoraria ver alguém conseguir fazer um análogo com escravidão e processar esses caras, fazendo doer onde realmente machuca. O bolso.

    ResponderExcluir
  20. Eu já fui membro da IURD e realmente é o que acontece, eles nos convencem a fazer coisas até mesmo humilhantes para "ajudarmos" a igreja. Essa mãe está mais do que certa ao tentar livrar o filho desse mal chamado religião.

    ResponderExcluir
  21. O Que eu vejo e uma mãe desesperada, isso e pior do que droga. essa fánatismo levam pessoas a comenter coisas terriveis como suicidio ou a matar pessoas.
    Isso me parece um daqueles casos de terrorismo, se aproveitar de um momento de fraqueza não e nada "cristão" universal, sinto pena dessa mãe!

    ResponderExcluir
  22. Um cara como o do primeiro comentario, do tipo que escreve certo com "s", nao deve ser levado a serio. Alias na universal voce encontra muita gente ignorante e burra tipo esse cara. Ali, esperto mesmo so o pastor.

    ResponderExcluir
  23. Só quem é fraco demais e desesperado de mais procura uma igreja dessas.. onde só tem um bando de pastor ganancioso que se aproveita das fraquezas das pessoas pra tirar dinheiro.. só sendo muito fraco e ingênuo pra acreditar nesse povo..

    ResponderExcluir
  24. Nem o moleque, nem a mãe estão sãos.
    Percebe-se o desequilíbrio psicológico que toda a família possui.
    Ambos se merecessem.

    ResponderExcluir
  25. Concordo que essa mulher está fazendo errado. O certo seria colocar o moleque pra fora de casa e mandar a igreja cuidar dele. Dai ele veria a verdade por tras de tudo isso.

    ResponderExcluir
  26. Sim ele pode seguir a igreja que quiser, mas ele roubar as coisas de casa e dar para os outros, prejudicar o sustento da família e atravancar seu futuro por causa disso é um erro. Lavagem Cerebral NO MORE!

    ResponderExcluir
  27. Essa mulher está de parabéns pela coragem e pela lucidez. Desejo a ela sucesso nessa empreitada contra os arautos da ignorância e da dominação.

    ResponderExcluir
  28. Louco é vc rapaz. Louco e burro. Isso é um verdadeiro absurdo. As pessoas não imaginam o quanto é grave usar o nome de Deus em VÃO. E agora pq o cara eh um filho que não dá trabalho a mãe com relação a drogas, vai dar trabalho "roubando" os outros pra doar a esse pistoleiro, Edir Macedo?

    ResponderExcluir
  29. Um exemplo triste e macabro... Também podemos ver até onde o amor de uma mãe pode chegar, se colocar sua imagem em jogo para não ver seu filho dentro de uma sistema de controle totalmente devastador. A IURD é uma das muitas que promovem ações de alienação, mas esta é totalmente escancarada e não tem vergonha nenhum de deixar transparecer. Sou do Rio Grande do Norte, moro na capital (Natal), onde existia uma Universal enorme próxima do meu bairro comprada com o dinheiro dos fieis. às 3 anos este ponto foi completamente ABANDONADO porque foi-se contruído um PALÁCIO do tamanho de um quarteirão na zona "nobre" da cidade. Este novo templo financeiro foi comprado com o dinheiro dos fieis... E eu tenho certeza que o antigo lugar será vendido e destinado aos cofres da igreja (Conta bancária dos pastores responsáveis pelo distrito e o próprio Edir Macedo). O engraçado é que os trabalhos sociais da IURD são todos em regiões longícuas justamente para que ninguem possa fiscalizar. Pena dos que acreditam num, como diriam os mais religiosos, falso profeta como Edir Macedo e a universal.

    ResponderExcluir
  30. Essa mãe esta com sérios problemas, se ao menos o filho dela fosse viciado em drogas poderia ser internado em uma clínica de recuperação... mas não existe clinicas para tratar desse tipo de dependente... perdeu o filho.

    ResponderExcluir
  31. http://www.iupe.org.br/nws/men/men-040222-a_batalha_pela_sua_mente.htm

    É assim que eles controlam a sua mente, nesse texto explica como é feita a lavagem cerebral, chamada gentilmente de "conversão".

    E pobre mulher, tão lúcida, viu seu filho ser convertido em uma massa de carne com olhos, que só serve a essa igreja capitalista.

    ResponderExcluir
  32. Nossa como isso, essa mulher não é louca ela tenta salvar o filho e o que tem em casa que pelo o que parece não é muito e está sendo dado a igreja.

    ResponderExcluir
  33. Dá pena do cara, quando perceber que a igreja não vai sustentar ele como a mãe dele faz não vai ter estudo e nada na vida. A questão não é que "cada um faz o que quer da vida", os pais sempre querem o melhor pros filhos, o que no caso dela é estudo e trabalho, acho que ela está certa, mas no caso dela eu já teria desistido, um dia ele vai voltar arrependido.

    ResponderExcluir
  34. "Religião é o ópio do povo"

    ResponderExcluir
  35. O rapaz não é "de maior", tem 17 anos, sua mãe ainda é responsável por ele, que por sua vez está sendo claramente explorado pela igreja. E não é porque tem muitos "famíliáres" que sofrem muito mais por terem seus fihos no meio do crime e do tráfico que isso está "serto", um erro não justifica o outro.

    ResponderExcluir
  36. O primeiro comentário demonstra o nível de alienação a qual chega um religioso. Com erros ridículos de português, alega que um menor de idade é responsável pelos próprios atos.

    ResponderExcluir
  37. Esta senhora tem TODO O DIREITO de reclamar contra o q essa igrejunha de m* tá fazendo com a vida dela. O filho está dando aos outros o q não é dele (afinal o garoto não trabalha) e é menor de idade - portanto, ela ainda é responsável por ele e seria cobrada criminalmente se o moleque aprontar. E está aprontando. A 1ª obrigação da gente é com a FAMÍLIA - religião, se é q é necessária, VEM DEPOIS.

    ResponderExcluir
  38. Hahahahah o comentario do individuo acima escrevendo "serto" mostrou bem o tipo de cabeca fraca que essa merda tem.Enquanto isso edir macedo tomando vinho de 12 mil reais a garrafa em curitiba. Acredite se quiser. Ou pergunte pra ele mesmo que vinho ele tomou em curitiba. Sei dos podres desse filho da puta. Ele nao acredita em Deus, ceu ou inferno, pq se esse fosse o caso, jamais usaria o ser humano de maneira tao anti-etica e imoral. Que Deus abençoe os coitados que caem nessa e que se foda os lideres coniventes dessa merda de igreja universal.

    ResponderExcluir
  39. Pelo modo como o autor do primeiro comentário escreve, é possível que tenha deixado a escola para servir a igreja também. Triste é saber que tem gente mercenário o suficiente para roubar dinheiro das pessoas através da fé.

    ResponderExcluir
  40. [tio.taz] se o cara é maior de idade, bota pra fora de casa e deixa ele se ferrar sozinho! Igreja é assim mesmo, uma hora desilude e pombas! mas se é de menor, aí o bicho pega.

    Pleno século XXI galera, e a gente se julga sapiens sapiens? fala sério, tudo demens! Inclusive eu!

    ResponderExcluir
  41. Qndo eu assumir o poder do país, eu vou mandar executar todos os pastores e líderes religiosos do país

    ResponderExcluir
  42. Os pastores deveriam serem presos, eles roubam a luz do dia e ninguém faz nada. Para mim esses templos deveriam serem queimados junto com os pastores.

    ResponderExcluir
  43. Que horror! Que horror! Lute pelo seu filho mulher! Esses monstros não podem te dominar!

    ResponderExcluir
  44. sou ateu e vivo feliz e fazendo o bem para todos

    ResponderExcluir
  45. Todas essas pessoas fanáticas religiosas merecem morrer, queimadas.
    Em especial esses que tentam converter os outros.

    ResponderExcluir
  46. Cala a boca seu idiota essa igreja é uma merda ganhar dinheiro em nome de Deus!!!

    ResponderExcluir
  47. Tudo ao extremo é prejudicial. E temo que a cada dia aparecerão mais criaturas alienadas como esse adolescente. :/

    ResponderExcluir
  48. O negócio é mandar esse pastor para o céu, porque com o dinheiro que ele arrecadou, com certeza deve ter comprado um bom terreno lá no céu.

    ResponderExcluir
  49. Minha sogra e meu cunhado estão nesta igreja alguns anos e, não tem mais nada. até duas motos que meu cunhado tinha para trabalhar, deu numa tal de fogueira santa.minha sogra pega coisas da casa para vender para dar o dinheiro pro pastor.
    Faz dois anos que meu cunhado casou, ele e a esposa sacrificaram as alianças dando para a igreja.fizeram uma lavagem cerebral neles.

    ResponderExcluir