2 de abril de 2010

Bruxaria deixa 13 mortos em jogo de futebol no Congo


Torcedor de Futebol do Congo


Um conflito que começou dentro de campo provocou a morte de 13 pessoas e deixou outras 54 feridas em Butembo, na Província de Kivu do Norte (Congo), durante a disputa de um confronto amistoso de futebol.

A maioria dos mortos eram crianças entre 11 e 16 anos, informou a ONU. O governador de Kivu, Julien Mpaluku, que esteve no funeral coletivo, disse que o Estado irá investigar as causas do incidente.

Segundo a ONG Cáritas, que relatou o tumulto em sua página oficial, a confusão começou quase no final do jogo, disputado entre duas equipes locais (Nyuki e Socozaki), quando o goleiro de um dos times se aproximou dos atacantes rivais e aparentemente usou conhecidos passos de magia negra.

Foi o suficiente para que a violência eclodisse de imediato dentro de campo, com trocas de golpes entre os jogadores das duas equipes e também das comissões técnicas.

De acordo com as testemunhas, ao tentar separar os atletas, policiais usaram gás lacrimogêneo e também dispararam tiros para ao alto numa região do campo bastante próxima à arquibancada.

Assustada com a escalada do conflito, a torcida tentou fugir por uma pequena saída. Vários foram pisoteados e morreram por asfixia. Ainda há feridos internados em estado grave.

A polícia justificou os tiros e o gás como uma forma de proteger seu comandante, que teria sido agredido na cabeça durante o tumulto.

Mpaluku confirmou os disparos e também que a torcida entrou em pânico por causa dessa abordagem policial. "Um grupo de 11 pessoas será o responsável pela apuração e punição aos responsáveis", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário