6 de outubro de 2009

Pesquisas confirmam que países ateus são mais justos

Mulher sendo enterrada viva por religiosos no Irã

Sam Harris, famoso filósofo norte-americano, em “Carta à uma Nação Cristã”, mostra que os países mais desenvolvidos, justos e igualitários do mundo são compostos, em sua grande maioria, por ateus e não-religiosos.

Nações desenvolvidas, mas que são muito religiosas, como os Estados Unidos, possuem taxas de criminalidade, injustiça, desigualdade etc. menores que as dos países subdesenvolvidos, mas no entanto ficam muito aquém dos países ateus da Europa.

Os Estados Unidos são um país com alta taxa de criminalidade, ao contrário dos países “ateus” do norte da Europa. Sam Harris mostra ainda que a criminalidade na Europa poderia ser ainda menor se não fosse por conta da imigração.

Mostra também que na França, 70% dos detentos são muçulmanos. A quantidade de ateus nas prisões francesas é muito pequena.

Ao contrário do Brasil, onde o ateísmo não chega a 5%, portanto é normal não encontrar muitos presidiários ateus, na França existem muitos ateus, mas eles não saem por ai cometendo todos os tipos de crimes.

Sam Harris continua: “Noruega, Islândia, Canadá, Suécia, Suíça, Bélgica, Japão, Holanda. Dinamarca e Reino Unido estão entre as sociedades menos religiosas da Terra. De acordo com o Relatório do Desenvolvimento Humano das Nações Unidas (2005), essas sociedades também são as mais saudáveis, segundo os indicadores da expectativa de vida, alfabetização, renda per capta, nível educacional, igualdade entre os sexos, taxa de homicídio e mortalidade infantil.”

Dostoievski estava errado. É possível viver bem, justa e eticamente sem deus. Muitos acham que os ateus, por não acreditarem em deus, também não acreditam em valores morais, mas é justamente o contrário.

Ateus acreditam no bem, no amor, na igualdade e na justiça. Mas diferentemente dos crentes, os ateus pensam em tais coisas com bens em si mesmos. Não pensamos que devemos ser justos e morais porque se não fôssemos assim seríamos punidos por um ser superior, mas devemos ser justos e morais porque isso é o certo.

Se os ateus fossem mesmo os monstros devassos pintados pela religião e pela bíblia, como eles conseguiram formar uma sociedade mais justa e igualitária que os religiosos?

Zuckerman responde: “Não é necessário acreditar em deus para acreditar na justiça. De fato, se poderia argumentar que aqueles que acreditam fortemente em deus podem ser mais indiferentes e assumir que “tudo está nas mãos de deus”, enquanto que os seculares sabem que a possibilidade de construir uma vida e um mundo melhores está nas mãos deles e apenas deles. Por isso, os dinamarqueses e os suecos contam apenas com o seu próprio esforço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário