4 de outubro de 2009

O que significa sagrado?

Fiéis alimentando seus deuses sagrados

Essa é uma boa pergunta: o que afinal significa sagrado?

É uma palavra usada por todas as religiões, credos e seitas e costuma provocar arrepios (de medo ou de prazer) nos chamados "tementes a deus".

As vacas na Índia são... sagradas. Assim como a bíblia, mas afinal, o que isso quer dizer?

O Aurélio diz o seguinte:

Sagrado
adj. Consagrado ao culto: vasos sagrados. / Que recebeu a consagração, que cumpriu as cerimônias de sagração. / Relativo à religião ou ao culto. / Inviolável. / Venerável, respeitável: compromisso sagrado. // Fig. Fogo sagrado, sentimentos nobres e apaixonados: o fogo sagrado da liberdade. // Livros sagrados, o Antigo e o Novo Testamento; S.m. O que é sagrado: o sagrado e o profano. // Sagrado Coração, o Coração de Jesus, venerado pelos católicos.

Ou seja, se você espremer... não sai nada. Nadinha...

Então sagrado quer dizer "que recebeu a consagração". Isso é uma definição tão boa quanto dizer que uma pessoa bonita tem beleza... é um looping genial, dá a impressão de dizer muito e não diz nada.

Venerável é aquele que deve ser venerado, sabe-se lá porquê.

Inviolável... bem, aqui temos um significado interessante... por exemplo, quando dizemos que uma lei é inviolável, queremos dizer que não pode ser quebrada ou alterada, e não que ela foi escrita por deus.

Na verdade o que se observa é que quem decide o que é ou não sagrado somos nós, os humanos, sem qualquer ajuda do divino.

Adicione-se a chamada "autenticidade por antiguidade" e qualquer coisa que venha sendo chamada de sagrada por séculos a fio será, sem dúvida, algo que veio de deus e que, como tal, deve ser respeitada.

A bíblia, por exemplo: um livro de grande valor histórico mas que basicamente se compõe de lendas, tradições orais e contos milenares, mas com a palavra "sagrada" na capa imediatamente se transforma na "palavra do senhor", mesmo que tenha sido inteirinha escrita por pobres mortais.

Nenhum texto na história da civilização foi tão editado, adaptado, traduzido, editado de novo...

Os evangelhos, por exemplo, sabe-se que apenas 4 são "sagrados" mas na verdade foram escolhidos pela igreja, de acordo com seus interesses, dentre tantos outros que foram escritos.

Na Índia, existem mais de 3.000 deuses e até os ratos são sagrados. São construídos templos gigantes para os ratos, onde peregrinos alimentam e cuidam de milhões desses bichinhos. E uma tradição sagrada manda que humanos e ratos comam da mesma comida, nas mesmas vasilhas e pratos, e bebam do mesmo leite.

Para os tupis, o rio era sagrado, assim como a vaca dos hindus, uma pedra no alto da montanha ou uma árvore especial. Para uma coisa ser sagrada basta que alguém um dia diga que é e que outros acreditem e passem anos repetindo isso.

Assim, toda vez que se deparar com algo "sagrado", desconfie.

Fonte: Blog Lineu, o Ateu

3 comentários:

  1. gostei da resposta está bem argumentada e exemplificada com exemplos completos e rudimentares.

    ResponderExcluir
  2. muito bem explicado e exemplificado.. gostei bastante das relções feitas por vc..

    ResponderExcluir
  3. finalmente alguém que não segue a manada tem a coragem de falar sobre "sagrado"...

    ResponderExcluir