25 de setembro de 2009

Jesus foi um grande perdedor


As religiões têm o hábito (ou estratégia) de descarregar sobre seus fiéis histórias, dogmas e conceitos que não fazem o menor sentido.

Para que sejam minimamente aceitos, são em geral revestidos de uma certa aura mística e misteriosa, o que é decisivo para que o rebanho aceite tudo aquilo sem questionar.

Acrescente agora a “autenticidade por antiguidade” (passe séculos repetindo uma história falsa e ela se transforma em verdade) e as bases de uma religião rica e poderosa estarão lançadas.

Pense sobre as lendas em que se baseia o cristianismo, por exemplo. Ao invés de sair por aí beijando crucifixos e contando seus pecados a um padre, pense comigo:

01) Por que alguém onisciente, onipotente e onipresente precisaria vir à Terra para executar um plano mirabolante criado por seu pai para salvar (?) a humanidade.

02) Pense bem: por que alguém, para nos salvar, teria que morrer?

03) E, afinal, nos salvar de que mesmo? Parece que do pecado cometido por Adão e que nos fez, a todos, nascer maculados, com a pecha de “pecadores”, da qual só nos livraríamos no dia do juízo final. A não ser que... alguém desça do céu para reverter tudo isso e nos salvar.

04) E aí esse deus encarna, vive, prega suas ideias e quando consegue formar um grupo de seguidores e começa a ter alguma influência... vem então a mais inacreditável parte do plano: ele é traído (mas já sabia que isso ia acontecer...), deixa-se capturar, não reage, submete-se a torturas e caminha resignadamente apanhando até a cruz, onde se deixa pregar e sofre até morrer.

05) E, muitos anos depois, um grupo religioso decide fundar uma religião baseada na vida e no sacrifício dele. Como símbolo, escolhem logo a cruz, o instrumento usado para matar seu líder. Faz algum sentido real essa fábula? Não seria mais natural que um deus todo poderoso continuasse todo poderoso quando chegou na Terra, liderasse um grande movimento e derrotasse os infiéis?

Acho que vou fundar uma religião cujo líder será Pôncio Pilatos. Ah, esse sim, um vencedor!

Fonte: Blog Lineu, o Ateu

Um comentário:

  1. Amigão, Você pescou o porão da mensagem e poucos seguidores de Cristo até hoje não conseguiram entender essa mensagem fantástica. Ser um grande perdedor e a melhor forma de viver a sua vida. Porque para ganhar a vida é preciso perder? Quem perde sempre não tem compromisso com a vitória porque a ideia de vitória do ser humano e o prenuncio de sua própria derrota. Abs.

    ResponderExcluir