15 de agosto de 2009

O que é ser Ateu?

O Átomo
Um dos símbolos do Ateísmo

Ateísmo é a posição filosófica de que não existem deuses, ou que rejeita o conceito do teísmo. Em sentido lato, é a ausência de crença na existência de divindades.

O termo ateísmo foi originado do grego ἄθεος (atheos), e era aplicado a qualquer pessoa que não acreditava em deuses, ou que participava de doutrinas em conflito com as religiões estabelecidas.

Com a disseminação de conceitos como a liberdade de pensamento, do ceticismo científico e do subsequente aumento das críticas contra as religiões, a aplicação do termo passou a ter outros significados.

Os primeiros indivíduos a se auto-identificarem como "ateus" apareceram no século XVIII. Hoje, cerca de 2,3 % da população mundial descrevem-se como ateus, enquanto 11,9 % descrevem-se como não-teístas.

65% dos japoneses e 48% dos russos descrevem-se como ateus, agnósticos, ou não-crentes. A Europa é a região do planeta em que a descrença absoluta ou relativa em deuses é mais disseminada, sendo posição majoritária em diversos países deste continente.

Entretanto a porcentagem destas pessoas em estados membros da União Europeia varia entre 6% (Itália) a 85% (Suécia). Por outro lado a África e a América Latina são as regiões com menor incidência de ateístas.

Na cultura ocidental, ateus são frequentemente considerados como irreligiosos ou descrentes. No entanto, sistemas de crença religiosa e espiritual, como formas do budismo, que não defende a crença em deuses, têm sido descritos como ateus.

Embora alguns ateus tendam a seguir direções filosóficas como o humanismo secular, o racionalismo e o naturalismo, não há nenhuma ideologia ou um conjunto de comportamentos a que todos os ateus devem respeitar.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Sou professor de biologia e encontro muitas barreiras para ensinar o evolucionismo. A ciência não é a dona da verdade, pois novas descobertas acontecem a todo momento, derrubando teorias antigas e criando novas. No entanto a religião se diz dona da verdade, pelo simples fato de basear todos os seus conhecimentos em um único livro. Ser um sábio religioso é fazer interpretações próprias sobre coisas que ninguém pode provar, é tirar conclusões infundadas e altamente metafóricas. Em pleno século 21, é lamentável !!

    ass: Celacanto

    ResponderExcluir